ISSN 1646-7175
Normas de Publicação
Normas de Publicação
Normas de Publicação
![Logo Cuidarte Preto.png](https://static.wixstatic.com/media/785544_81ed1194ccc544b889ff75fe7d2e618b~mv2.png/v1/fill/w_275,h_55,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Logo%20Cuidarte%20Preto.png)
Publicações
Maio 2023-Maio 2024
Clique para aceder
ao conteúdo
Artigo de Investigação
INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO
NUM DOENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Cecília Almeida; Andreia Soares
Resumo
Introdução: A Insuficiência cardíaca (IC) apresenta manifestações clínicas que podem limitar a tolerância ao exercício, afetam a capacidade funcional e a qualidade de vida. Programas de reabilitação que integrem exercício físico e educação sistemática são considerados estratégias positivas.
Objetivo: Avaliar a influência de um programa de reabilitação na capacidade funcional e na qualidade de vida de um doente com IC. Avaliar a adesão ao programa.
Metodologia: Estudo de caso descritivo, proveniente de um programa intervencional, de um homem de 47 anos, fumador de 30 cigarros/dia, internado por IC classe funcional New York Heart Association NYHA III (contexto de fibrilhação auricular rápida). O utente deu consentimento informado para integrar o programa “Reabilitar a pessoa com IC”. Foram recolhidos dados sociodemográficos, realizadas sessões de exercício e educação durante o internamento. Após alta clínica foram-lhe prescritos exercícios aeróbios no domicílio com objetivo de uma intensidade máxima 3 a 4 na escala de Borg modificada. Realizadas nove sessões de monitorização, avaliada a capacidade funcional e a qualidade de vida.
Resultados: Observada melhoria na capacidade funcional e na qualidade de vida. Verificada adesão ao programa de reabilitação através da realização de exercício 5 vezes por semana (em média), aumento da distância entre as primeiras e as últimas sessões (1,7±0,5 km vs. 3,0±0,7 km; p=0,04), sem relato de eventos adversos durante o exercício e conhecimento demonstrado no programa educacional.
Conclusão: Uma intervenção baseada em exercício físico e educação poderá melhorar a autogestão da doença, a capacidade funcional e a qualidade de vida dos doentes com IC.
Palavras-chave: Reabilitação; Insuficiência Cardíaca; Capacidade funcional, qualidade de vida.
Clique para aceder
ao conteúdo
Artigo de Investigação
TRANSPORTE DA PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA:
EVENTOS ADVERSOS/OCORRÊNCIAS
PROJETO DE INTERVENÇÃO RELATIVAMENTE À
MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Pedro Fernandes
Resumo
A presente publicação original, visa identificar os Eventos Adversos (EA) durante o Transporte do Doente Crítico (TDC), bem como demonstrar a importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica-Pessoa em Situação Crítica, na prevenção e resolução dos mesmos.
Pela qualidade dos cuidados e consequente segurança do doente é importante a inclusão de enfermeiros especializados, com competências avançadas e específicas na coordenação e gestão do TDC, baseando a sua atuação na avaliação e evolução clínicas, determinando e resolvendo potenciais riscos para a Pessoa em Situação Crítica (PSC) e equipa de transporte. Esta equipa deve ser fixa, completa e com formação específica na área do TDC, aliando o uso de protocolos institucionais que sistematizam os cuidados, favorecendo uma prática segura e eficaz. A utilização de checklists diminui a ocorrência de EA em 25%, melhorando a eficácia do TDC e respetiva segurança da PSC.
Utilizada metodologia de carácter quantitativo, descritivo e retrospetivo. Foram analisados 51 questionários sobre a ocorrência de EA no TDC. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva.
Os resultados evidenciam que o TDC é na grande maioria realizado por equipas inexperientes, sendo que o planeamento, nomeadamente a comunicação prévia ao transporte, se assume como o EA mais frequente.
Palavras-chave: Intervenções de Enfermagem, Pessoa em Situação Crítica, Transporte de Doentes, Checklist, Eventos Adversos.
Clique para aceder
ao conteúdo
Artigo Relato de Experiência
PROJETO DE CANDIDATURA À ACREDITAÇÃO DE
IDONEIDADE FORMATIVA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS
UM RELATO DO PROCESSO NO SERVIÇO DE MEDICINA INTENSIVA
Sónia Sousa
Resumo
O Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Setúbal desenvolveu, ao longo de vários meses, o processo de candidatura a Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica da Ordem dos Enfermeiros.
O processo requereu a elaboração de um projeto, com definição de áreas de responsabilidade e envolvimento de todos os enfermeiros especialistas do serviço. A elaboração e desenvolvimento dos documentos identificados foi monitorizada e revista, convergindo num projeto capaz de orientar outros serviços do Centro Hospitalar que pretendam submeter a sua candidatura.
Palavras-chave: Idoneidade; Candidatura; Acreditação; Contexto Prática Clínica.